Este relatório tem como objetivo compartilhar os resultados do processo de escuta realizado com os alunos das escolas EMEF Profa. Florisa Faustino Pinto, da CEI Estrela da Manhã II, da CEI Pequenos Inventores e da CEI Heróis do Futuro no âmbito do Projeto Sementes do Brincar, realizado entre agosto e dezembro de 2022. A partir de indicadores propostos no início do processo e dos aprendizados e desafios vividos, propõe-se uma ampliação do olhar para as infâncias, com especial ênfase na primeira infância, nos processos de desenho e planejamento das cidades.
É fundamental considerar as crianças quando pensamos o planejamento de nossas cidades, escutando o que elas trazem de desejos e ideias para os espaços que frequentam. Assim, defendemos que o processo de qualificação urbana deve ocorrer por meio de uma concepção participativa que inclua as crianças nos processos de transformação do espaço, validando e ouvindo seus desejos e necessidades.
Partindo dessa perspectiva, o projeto foi realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, Mogi Cidade das Crianças, Urban95 e CECIP, em parceria com o CoCriança, que ficou responsável pelo processo de escuta com as crianças.
Equipe CoCriança
maio/2023