trajetória

Iniciamos nossa atuação em 2017, ainda na faculdade, a partir de uma disciplina da FAU-USP que nos possibilitou o contato com as crianças do CCA Elisa Maria, na Brasilândia, São Paulo. Ali, além de desenvolver nosso primeiro projeto, começamos a nos perguntar “onde estão as crianças na cidade?”. Percebendo que a infância era quase sempre desconsiderada no desenvolvimento das cidades, nos mobilizamos para pensar outras formas de fazer arquitetura e urbanismo.

Com o sonho de expandir nossas ações para além dos muros da Universidade, nos consolidamos enquanto um Projeto de Cultura e Extensão. Assim, apoiadas pela USP, seguimos pesquisando, trabalhando na construção de uma metodologia própria de projeto participativo com crianças e sistematizando nossas ações em um projeto replicável capaz de gerar impacto social nas comunidades.

Em 2021, desejando impactar ainda mais crianças, espaços e comunidades, nos formalizamos enquanto uma Organização da Sociedade Civil (OSC). Hoje, seguimos realizando projetos e ações variadas que partem da infância para construir cidades melhores para todos.

Reconhecimento

9ª edição do Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos

Outubro de 2022

O Prêmio é um projeto do Departamento de Educação em Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME), que ocorre anualmente desde 2013. Fomos premiadas com o projeto Prototype City São Paulo, desenvolvido na EMEF Virgílio de Mello Franco, no Jd. Pantanal.

13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Junho de 2022

Fizemos parte da bienal expondo o projeto Prototype City São Paulo, feito com os alunos e alunas da EMEF Virgílio de Mello Franco, no Jardim Pantanal. Tivemos um painel, uma maquete e um vídeo sobre o projeto expostos no CCSP. A  inauguração do espaço reformado na Rua Erva do Sereno também fez parte da programação da bienal e foi uma celebração junina que contou com toda a comunidade e interessados no projeto.

ENANPARQ 2020

Março de 2021

Menção Honrosa no prêmio que tem finalidade de valorizar a produção científica e inovação da área de Arquitetura e Urbanismo.

Guia IAB para agenda 2030

Outubro de 2020

Selecionadas para integrar a agenda representando a ODS5 – Igualdade de Gênero, ao trabalhar para “garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública”.

Desafio Mobiliza Breton

Setembro de 2018

2º lugar no Desafio de Design, Empreendedorismo e Sustentabilidade, lançado pela rede de móveis Breton, em busca de ideias de negócio que dessem um novo destino às matérias-primas que sobram da produção de móveis e embalagens.

Programa de aceleração Lellolab

Maio de 2022

Fomos uma das 12 iniciativas selecionadas para a segunda turma do processo de aceleração do LelloLab, recebendo mentorias e assistência técnica para expandir nosso trabalho.

CAU Educa

Julho de 2021

Selecionadas na categoria “Ações de arquiteto e urbanista na escola”. O concurso é voltado para educação urbanística e ambiental no ensino fundamental, e os projetos selecionados ficam disponíveis enquanto referência em educação de arquitetura e urbanismo para escolas de todo o país.

27º Congresso Mundial de Arquitetos

Julho de 2021

Tivemos nosso artigo “CoCriança: O direito à paisagem a partir do olhar das infâncias urbanas” e o projeto “Praça Livre Para as Crianças” publicado e apresentado no congresso que teve como tema geral “Todos os Mundos. Um Só Mundo”.

Programa Hangar (Pipe.Social, Civi-co e Quintessa)

Janeiro de 2019

Fomos selecionadas para participar do programa de validação para negócios escaláveis, que gerem impacto socioambiental relevante. Durante 4 meses foram ministradas e aplicadas metodologias reconhecidas para o desenho e validação do projeto CoCriança.