Esse trabalho desenvolveu-se no estudo da relação da criança com a cidade a partir do espaço público livre. Entendendo a cidade com seu potencial educador, a pesquisa colocou argumentos a favor da inclusão da criança na construção e transformação dos espaços urbanos, reconhecendo-a como cidadã que tem direito à participação. São apresentadas possibilidades de atuação em espaços públicos livres com crianças através de projetos participativos, com ferramentas e linguagens familiares para que elas se expressem. Defende-se a Extensão Universitária, um dos pilares da Universidade Pública, que se concretiza na atuação conjunta com as comunidades da cidade em que a universidade está inserida. Como forma de mostrar essa atuação na prática, são apresentadas experiências decorrentes da participação em dois coletivos: o Escritório 54, Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UNESP/Bauru, e o CoCriança, um Projeto de Cultura e Extensão da FAUUSP. Ao relatar os processos vividos nesses grupos durante a graduação, espera-se aproximar o leitor do percurso metodológico percorrido nos três territórios apresentados: Ferradura Mirim e Vila São João do Ipiranga, em Bauru (SP) e na Brasilândia, em São Paulo (SP). Esse trabalho demonstra a potencialidade de enxergar a cidade pelo olhar das crianças, ampliando sua voz e ouvindo seus desejos e suas ideias.
Gabriela Viola
2020