O presente estudo tem como objetivo recuperar e ressignificar os espaços livres e o lugar e protagonismo da infância na cidade a partir do olhar das crianças habitantes do Jardim Elisa Maria, na Brasilândia, periferia de São Paulo. Assim, entendendo as ruas, praças e todos os espaços públicos urbanos como educativos, refletir sobre como a cidade, enquanto pedagogia, possibilita a aquisição de autonomia, da noção de cidadania e a apropriação da noção do direito à cidade. A fim de aprofundar o tema escolhido, busca-se, em um primeiro momento, apresentar conceitualmente as ideias que permeiam a educação que se expande para além dos limites da escola, visando pensar a educação de forma mais abrangente e contínua e a possível visão e leitura da cidade como uma materialização da sociedade que a ocupa, entendendo a sua construção como histórica; bem como o entendimento da noção de direito à cidade. Propôs-se, então, uma pesquisa de abordagem qualitativa caracterizada enquanto pesquisa-ação, realizada em um CCA na Brasilândia. Seu maior e mais potente instrumento foram oficinas de exploração do universo infantil partindo da visão e percepção das crianças sobre a cidade. Procurou-se entender e estimular os conhecimentos adquiridos e construídos por elas em suas vivências nos espaços públicos cotidianos.
Camila Sawaia
junho/2019