Este trabalho final de graduação relata a experiência vivida pela autora ao longo de seus anos de atuação no grupo de extensão universitária, o CoCriança, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Sendo o projeto baseado na metodologia participativa com crianças, a narrativa busca aproximar o leitor do universo das Oficinas
de Construção, que aconteceram após as reformas dos espaços públicos Praça Livre Para As Crianças, no distrito da Brasilândia, e Praça do Samba, em Perdizes. Nelas, cada grupo de crianças coloca a mão na massa e constrói de forma autônoma o projeto que criou, protagonizando os processos de decisão e execução das atividades, agindo como real agente da transformação urbana ao convidar, também, a comunidade local para colaborar. Cada um desses espaços – um na zona norte e outro na zona oeste de São Paulo – teve grande influência tanto nos processos de construção em si quanto nos de aprendizagem das crianças, guiando a uma reflexão das diferentes relações que cada grupo vivenciou em sua realidade co-criada. Entendendo a paisagem como a totalidade que acontece a partir da expressão humana, o CoCriança estimula o brincar livre e na cidade, a fim de que essas crianças construam, além de suas formações individuais, o sentimento compartilhado, que é estimulado pelas sensações provocadas pela paisagem, aumentando a relação de pertencimento ao ambiente em que vivem. E, desta forma, ao se apropriarem de ferramentas do processo, analisarem criticamente e se enxergarem como sujeitos de direitos e de ações efetivas sobre os territórios, constroem as suas autonomias.
Andrea Amato Muner
agosto de 2020