Edital “Verdejando Escolas”

Um projeto de cocriação de espaços naturalizados com a primeira infância. Serão selecionadas três Organizações Colaboradoras de Educação Infantil comprometidas em promover a participação das crianças no processo de renaturalização de seus espaços e em adotar práticas pedagógicas que valorizem o contato das crianças com a natureza.

dev

Publicado em 30 de maio de 2024
por dev

A Organização CoCriança e a Fundação FEAC têm a satisfação de apresentar o edital de seleção de escolas para o Edital Verdejando Escolas: cocriação de espaços naturalizados com a primeira infância. Ambas as instituições possuem um compromisso conjunto de promover a valorização das infâncias e transformar a relação das crianças com seus espaços.  

Por meio deste edital, serão selecionadas três Organizações Colaboradoras de Educação Infantil comprometidas em promover a participação das crianças no processo de renaturalização de seus espaços e em adotar práticas pedagógicas que valorizem o contato das crianças com a natureza, visando o desenvolvimento integral e sustentável das novas gerações. 

As Organizações selecionadas receberão apoio metodológico, financeiro e técnico para implementar um projeto de cocriação com foco na renaturalização dos espaços escolares, promovendo a escuta das crianças e aumentando seu contato com a natureza. Os principais objetivos com esse processo são: 

  • Proporcionar às crianças e bebês a oportunidade de vivenciar a natureza e o ambiente ao ar livre por meio de espaços de aprendizagem de qualidade, oferecidos pela escola, que privilegiem experiências ativas e contato direto com a natureza; 
  • Reformar os ambientes escolares, tornando-os mais confortáveis, acolhedores e incorporando elementos naturais, a fim de estimular experiências e a exploração pelas crianças. 
  • Desenvolver práticas pedagógicas inovadoras que promovam e apoiem os direitos das crianças à participação, ao brincar livre e ao contato com a natureza, envolvendo a comunidade escolar de forma integral. 
  • Valorizar a renaturalização dos espaços escolares como uma estratégia fundamental para o meio ambiente, o microclima e a qualidade de vida urbana. 

Cronograma do edital

  • 30/06: lançamento do edital
  • 30/06 a 16/07: período de inscrições
  • 16/07 (23h59): encerramento das inscrições
  • 17/07 a 23/07: organização das inscrições e seleção das escolas
  • 24/07: divulgação do resultado no site do CoCriança

O edital completo pode ser acessado em: EDITAL VERDEJANDO ESCOLAS.pdf
Inscrições em: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Confira as escolas selecionadas: Resultado 2023

O CoCriança é uma organização da sociedade civil que atua desde 2017, unindo arquitetura e educação por meio de processos participativos. Seu objetivo é fortalecer o vínculo das crianças com os espaços comuns, dando voz aos seus desejos e empoderando-as para exercerem seus direitos à cidade, ao brincar e ao presente. Com uma metodologia própria de projeto participativo, o CoCriança já impactou diretamente 1.464 crianças e 86 educadores em projetos realizados em todo o Brasil e até mesmo no exterior.  

A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas com o propósito de contribuir para uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. A FEAC investe em ações de educação, assistência social e promoção humana, com foco nas regiões e populações mais vulneráveis, especialmente crianças e adolescentes. Sua missão é promover a assistência e o bem-estar social, priorizando a criança e o adolescente, e sua visão é uma sociedade justa e sustentável com igualdade de oportunidades para todos.  

Quer ser colunista do nosso portal?

Mande um e-mail para:

contato@cocrianca.com.br

Escreva também para fazer sugestões ou reportar erro na nossa edição!

leia outros artigos