O CoCriança nasceu na Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da USP, na concepção de um projeto para as matérias de Paisagismo e Urbanismo. Foi a partir dessas disciplinas que obtivemos contato com a Brasilândia e todos os nossos parceiros desse território, onde desenvolvemos nossa primeira atuação.

Finalizamos o projeto para a disciplina com o gostinho do que é projetar de forma participativa, querendo colocar em prática o que havíamos desenvolvido e estender nossa experiência para a FAU, que pouco discutia sobre projetar de forma participativa. Assim nos tornamos um grupo de extensão universitária e desde 2017 a FAU USP tem nos apoiado com bolsas de apoio pela PAPFE (Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil) com a supervisão da nossa orientadora Prof Dr Catharina Pinheiro, que nos acompanha desde a formação do CoCriança nas disciplinas de Paisagismo e Urbanismo.

Em outubro de 2018 também fomos contempladas pelo edital do Programa Aprender na Comunidade, da Pró reitoria da USP. O edital, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de trabalhos que saem da universidade e chegam à sociedade, destinou ao CoCriança mais bolsas de apoio e verba para compra de materiais necessários para a construção das praças.

Nos reconhecemos como um trabalho com forte base acadêmica, pelo nosso histórico e vontade de influenciar uma nova forma de se fazer arquitetura e urbanismo: inclusiva e participativa. Assim procuramos nos manter ligadas a universidade e fomentar a discussão, com a participação em seminários e desenvolvimento de material acadêmico.

Em 2019 realizamos o Seminário Onde Estão as Crianças na Cidade em parceria com a universidade para criação de um espaço de discussão sobre a criança na cidade,  com coletivos e instituições que trabalham o tema. Hoje integramos o LabParc (Laboratório Paisagem, Arte e Cultura) – que desenvolve pesquisas, levantamentos e intervenções na paisagem urbana com ênfase em seus espaços livres públicos, com a nossa professora orientadora Catharina Pinheiro.