• Local: CCA Eliza Maria – Jd Elisa Maria, Brasilândia
  • Duração: 3 horas
  • Faixa etária: 9 a 11 anos
  • Quantidade de crianças: 25

O objetivo dessa oficina é que as crianças se apropriem da ideia de materializar seus desejos e saibam que com “as suas próprias mãos” e os recursos que têm disponíveis ao seu alcance, conseguem realizar transformações reais. 

Trabalhamos com base na dinâmica da Fluxonomia, para ajudar as crianças a enxergarem todos os recursos que elas têm, para além dos económicos.  A Fluxonomia 4D é baseada em 4 dimensões (social, ambiental, cultural e econômica), dando lugar a 4 tipo de economias (colaborativa, compartilhada, criativa e multi-moedas). Neste sentido, ela pretende valorizar recursos intangíveis (talentos, aptidões, capacidades, locais aos que temos acesso, recursos humanos, recursos naturais, etc.) como fontes de riqueza, que temos à nossa disposição, mas com as quais normalmente não contamos, por causa da nossa visão “limitada”, que só consegue enxergar recursos econômicos para viabilizar propostas .

A oficina oferecida para as crianças do CCA Elisa Maria teve como objetivo discutir com as crianças como conseguiríamos concluir a reforma da praça sonhada por elas. Entendemos que na comunidade há muitos recursos para serem ativados e através da dinâmica da Fluxonomia 4D ativamos nelas esse entendimento, de que elas mesmas, juntas, poderiam mobilizar a reforma – com seus tios pedreiros, amigos grafiteiros, vizinhos com ferramentas e muitas outras ideias que surgiram delas.

Uma vez mapeados 1) os recursos e 2) os anseios das crianças para contribuírem com a reforma da praça, começamos a criar as diversas possibilidades de apresentarmos o projeto de reforma para os moradores da comunidade, que poderiam contribuir com elas. Como apresentar para eles? Como mobilizá-los? Assim começamos a traçar um plano para a acessar toda a riqueza que elas identificaram durante a oficina.