• Local: CCA Sal da Terra – Vila Anglo
  • Duração: 3 horas
  • Faixa etária: 10 a 13 anos
  • Quantidade de crianças: 25

Na oficina de mapeamento afetivo temos como objetivo conectar a criança ao seu território, a sensibilizando a partir de sua vivência na cidade, desde a escala que abrange o entorno da escola.

Na oficina dada para as crianças no CCA Sal da Terra disponibilizamos um mapa base, com dois pontos de referência: o CCA Sal da Terra e a praça que seria cocriada com as crianças.

Com esse material em mãos elas foram incentivadas a acrescentar no mapa aquilo que lembravam, ativando suas memórias e intervindo livremente no mapa, a partir da identificação de aspectos dos caminhos, como nome de estabelecimentos, problemas existentes, lugares de convivência, etc.

Ao final as crianças, em grupos, foram convidadas a apresentar seus mapas para toda a classe, e puderam identificar diferenças de informações e enriquecer seus olhares a partir da complementação feita por seus colegas.

A oficina, para além do objetivo de criar um material valioso para entendermos o contexto do bairro a partir da criança, ela também permite que ela reconheça em si o potencial de observadora do espaço e a partir disso comece a fortalecer sua narrativa sobre o território.