• Local: Teatro de Contêiners, São Paulo
  • Data: 29, 30 e 31 Março de 2019
  • Realização: Instituto A Cidade Precisa de Você e Escola Sem Muros

“Como seria usar a arquitetura como um instrumento de descentralização de poder e da luta por direito à cidade através de iniciativas comunitárias?”O Seminário Arquitetura para Autonomia nasceu do desejo de compartilhar uma inquietação: Onde arquitetura, cidade, autonomia e educação se encontram? E buscou proporcionar um espaço de reflexão, diálogo, afeto e, sobretudo, trocas de experiências reais que contribuam para o fortalecimento e construção coletiva de uma arquitetura para autonomia, educadora e, principalmente, feita por e para as pessoas.
Durante 3 dias de seminários aconteceram 12 oficinas e 4 rodas de conversas, com mais de 30 convidados, entre eles líderes populares, de assentamentos e ocupações, escritores, políticos, ambientalistas, arquitetos e construtores.
O CoCriança participou da roda de conversa apresentando seu trabalho e metodologia que repensa os espaços da cidade com a participação ativa das crianças das comunidades. Contribuímos com nosso olhar e vivência ao debate que conectou diversas iniciativas. As quais questionam o atual modelo de construção das cidades, por um modelo participativo, que fomente a autonomia da população